“Queria um skate longboard para treinar as caminhadas como se faz no surf de longboard, mas nas lojas de skate, “longboard” significa skate de downhill. Daí, juntamente com alguns amigos, fiz alguns shapes de 60 polegadas.”
Felipe Siebert para Surf e Cult
Foi com essa vontade, discernimento e muita maestria, que Felipe Siebert uniu pesquisa histórica, estética e tecnológica, para dar forma & alma a suas criações, dentre as quais, um longboard skate de design limpo, roots e elegante.
Longboard 60" Siebert. Handmade in Brazil! |
Para muito além de seu valioso ofício como shaper, Felipe vive e fomenta a surf culture nacional em todas suas expressões de maneira intensa, verdadeira e apaixonada. Assim, estender suas criações para o asfalto foi um pulo. Dessa empreita e em parceria com o shaper Márcio Justos, nascia no Brasil um shape que entraria para a história da cena nacional de longboard skate.
Por ter sido um dos primeiros longboards nacionais produzidos cuidadosa e intensionalmente para o estilo do surf clássico nas ruas, o “sessentão” da Siebert, tornou-se logo de cara um ícone, consolidando-se como uma importante referência para esse estilo no Brasil. Com isso, a Siebert Surfboards despretensiosa e naturalmente, acabou por "inaugurar” por estas bandas e dar grande visibilidade para o que eu considero como o “classic surf style”, no longboard skate.
Stand da Siebert no Festivalma 2010. |
Jay Alders pelos corredores da Bienal, com o pé no bico num sessentão da Siebert. |
Vejam que o estilo clássico de surf do qual falamos, é de certa forma uma volta às origens do skate, porém não é um revival do old school ou do surf style dos 70 (neste caso, totalmente inspirado no ride mais agressivo das shortboards e no estilo influente de caras como o lendário Larry Bertleman), mas sim, uma re-aproximação do longboard skate com os primórdios do surf moderno, nos anos 50 e 60.
Particularmente, percebo essa aproximação acontecendo simultaneamente por duas vias, uma mais subjetiva e atemporal relativa à experiência íntima e espiritual do surf e outra mais formal, relativa a uma apropriação e transposição estilística do surf clássico, para as ruas. Assim, me parece que essa é uma abordagem relativamente nova no longboard skate e portanto, ainda restrita a poucos long riders entusiastas da surf culture.
Como disse Felipe em sua coluna na BoardGuide: “As pessoas (...) tendem a copiar o que todos fazem, o que está na moda, ao invés de procurar o que realmente lhe realiza e lhe faz feliz. (...) A maior diversão, tanto no surf, como em outras coisas na vida, é a constante possibilidade de criatividade, de evolução”. Por esse caminho trilhado por alguns, há uma frase do Andrew Kidman, que gosto muito e que sintetiza toda a essência desse espírito: "Go and find your blank, make what you want to make, surf how you want to surf..."
Bem, fica aqui meus caros, um pequeno registro sobre esse talentoso brother e seu clássico longboard skate, que por sinal muito me inspirou e deu nome a esse blog!
Mahalo Felipe!
Aqui, algumas informações sobre o "sessentão", da Siebert:
- Decoração em marchetaria no deck (Canela e Marfim) e fundo com lamina preta.
- Composto por quatro tipos de madeira, mesclados com tecido de fibra de vidro.
- Diferente do skate comum, feito com laminas horizontais, este longboard tem seu miolo formado por lâminas de madeira na posição vertical, garantindo sua resistência e leveza. Com apenas 2,75 Kg, tem 1,5cm de espessura, 22cm de largura e 152cm de comprimento.
Skate Prototypes: Longboard 60" e Fish 22" from Felipe Siebert on Vimeo.
Ah! Ia me esquecendo! Desde o dia 18 está funcionando a loja on line da Siebert. Vale uma visita!
Se quiser saber mais sobre a Siebert Surfboards, dê um pulo aqui e aqui, e o Felipe você o encontra também aqui e aqui .