domingo, 21 de novembro de 2010

Mäki Longboards: reinventando o clássico, sem perder a elegância

Erik Mäki. Foto Nick Rotondo
___________________________

"Surfing like life is a never ending pursuit."
Erik Mäki
___________________________


"O surf, assim como a vida, é uma busca interminável", disse meu amigo Erik em uma de nossas conversas. Decidi iniciar essa apresentação de suas novas criações com essa frase pra lá de emblemática, que sintetiza tanto o espírito criativo & inquieto desse soul surfer/shaper californiano, quanto a própria essência do surf em seu aspecto mais íntimo, quase religioso. 


Ao centro, três novos modelos que completam o quiver da Mäki Longboards.

Os novos shapes desenvolvidos trazem uma mudança significativa em seus aspectos estrutural e estético. Erik manteve seu característico uso de madeira maciça, que agora, recebem um laminado de fibra natural e epóxi no deck e bottom. Essa construção em sandwich, aumentou significativamente a resistência dos boards que, nos modelos de 23”e 35”, passaram de 5/8” para 1/2” de espessura. Isso possibilitou a construção de shapes mais elegantes, mais fáceis de transportar e com mais flex. Essa solução permitiu também que os mesmos recebam, em seu acabamento, uma tintura em resina que recria um grafismo bastante vintage, com um belíssimo efeito de transparência que conserva os desenhos e matizes naturais da madeira.

Para a alegria dos fans dos modelos anteriores da Mäki, que traziam as longarinas à mostra, há uma opção entre os novos modelos, com uma única longarina em mogno, que reforça essa pegada mais clássica, no laminado. Os shapes de 46” ainda continuam na espessura de 5/8”, com aquele peso bacana e nostálgico de um longboard clássico e perfeito para o noseride. Dessa forma, a Mäki amplia seu quiver e faz todo mundo mais feliz, tantos os que preferem boards mais leves quanto os que preferem os mais pesados e o melhor de tudo, com um projeto construtivo eco-friendly, já que os laminados são de fibra natural e a resina epóxi é a Entropia-Bio, que contém cerca de 40% menos petróleo em sua composicão e é praticamente sem VOC (sigla inglesa para compostos orgânicos voláteis).

Com vocês os novos longboards da Mäki!







Confira nesse post anterior, um pouco mais sobre a Mäki Longboards ou visitem o site oficial.

2 comentários: