sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estilo da Latta!

Frank Latta (1947 - 2010) em registro de 1963, Cronulla/Austrália. Foto Bob Weeks.

Handplanes, by UMBÊ

A carioca UMBÊ lança novos modelos de handplanes! Coisa fina meu camarada!

   - Construção utilizando madeira Paulownia e Cedro.
   - Alça de Nylon com velcro para regulagens.
   - Sistema de plug em Cedro e latão.
   - Totalmente selado com óleo natural de Tungue.
   - Diversos tamanhos.

O surfskate de Midget Farrely


Midget Farrely 27"
 
Bernard Midget Farrely, uma lenda viva do surf australiano e um dos grandes fomentadores do surfskate, nos anos 60. Através da então "Midget Farrelly Design Surfskate MFG Co." produziu um dos surfskates mais cobiçados da época, um board de madeira maciça e aparente, com bordas mais finas (knife rail) e apenas o logotipo gravado no deck, o que agregava muita elegância ao longo de suas 27". Alguns modelos ofereciam ainda uma regulagem para distância entre-eixo, possibilitando duas posições para o truck traseiro. Hoje, esse board de 27" (foto acima), chega a valer de $1.000,00 a $1.500,00 em sites especializados em vintage surfboards e skates.



Site oficial: Farrely Surfboards

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hawaiian Koa SurfSk8 25", by Jay Adams & Jef Hartsel


Hawaiian Koa SurfSk8 25" (EZ Rider Originalz)

Que tal ver uma session com uma das 50 réplicas do surf-skate de 25", produzidas pela dupla Adams & Hartsel para sua EZ Rider Originalz? Ainda não viu esse skate? Então confira nosso post  anterior sobre esse belíssimo board construído em madeira havaiana Koa, montado em trucks com desenho retro e rodando com rodinhas cerâmicas (bicolores)! Simplesmente animal!



EZRYDER from TreeVisions on Vimeo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Renato Hussein: a brazilian classic rider

Renato Hussein, classic style at Ladeira do Ipiranga, SP - Brazil!

Mês passado foi ao ar uma matéria com o brother Renato Hussein (Hussein Boards) no programa Zona de Impacto, do canal SporTV. Vale a pena conferir um pouco da história desse shaper e longboarder paulistano, local da Ladeira do Ipiranga e detentor de um dos rides mais classudos da área!




Quer saber mais sobre o Hussein e seus shapes? Confira esse post anterior.
 Para contato busque: "Hussein Boards" at Facebook.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Refrescantemente inquieto: Moroco 26"

Moroco 26" (shaper Bernardo Sodré / UMBÊ Skateboards)
 
Esse é o Moroco, uma viagem experimental do shaper & designer carioca Bernardo Sodré. Inquieto, Bernardo não para de criar e de surpreender todo mundo com a lucidez e pertinência de seus insights!

Não tem preço conhecer as inquietações que levam à criação e, numa conversa entre amigos, Bernardo me contou um pouco sobre as reflexões que nortearam seu processo criativo e culminaram no desenvolvimento do Moroco. 

   
"O Moroco 26" é produzido da forma mais simples, com camadas de madeiras maciças retiradas do lixo e prensadas lateralmente. Porém, decidi realmente entrar nessa onda e me questionar até que ponto um skate é um skate, onde ele deixa de ser um simples artefato (...) com o único propósito de nos entreter"
BERNARDO SODRÉ  ~ UMBÊ SKATEBOARDS

Acho que refletir sobre os limites, significados e funções do objeto é para mim o papel social de um designer e por quê não o de um shaper?! E é justamente esse o ponto que torna o projeto desse board interessante, pois Bernardo re-significa a madeira descartada e agrega novos sentidos, que transitam e contaminam os limites do design, da arte e da arquitetura (!).

Inspirado por seu fascínio particular na arquitetura do Marrocos, Bernardo voa alto e encontra nos arcos, típicos da ornamentação arquitetônica desse país, a possibilidade de  expressar-se através de uma proposta bastante conceitual para o outline desse novo board.

Particularmente, gosto e reconheço a grande contribuição do movimento moderno no design, mas acho que em certo momento há um engessamento criativo devido a rigidez imposta pela velha máxima de que a forma segue a função (que cumpre para eles, uma ordem especificamente prática e objetiva).  Porém, para mim, a grande coragem (e sacada) no desenho do Moroco, é que ele revela e agrega um sentido subjetivo e estético à função, que agora diz respeito à ordem do simbólico.  

Bem, mas apesar do outline pouco convencional, Bernardo garante aos skatistas mais resistentes & conservadores: "(o Moroco) realmente chama a atenção pelas formas, pela diferença, mas o conceito é o mesmo, é subir e se divertir!".

Pô, é por essas & outras que sou fan desse cara, que tem mostrado muito talento, consciência e sensibilidade na condução de suas inquietações & criações.

Lin.
[60POLEGADAS]



[Quer saber mais sobre as criações do Bernardo Sodré? Então confira esse post ou dê um pulo até o blog da UMBÊ]



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sustainable mobility!


Precisa sair para encontrar com os amigos?! Que tal deixar o carro na garagem e encarar um cruising de longboard?! Ok. Nosso trânsito é caótico, o asfalto é cheio de buracos e remendos, os motoristas não tem educação e as ruas nem as calçadas são tão largas assim... Bem, você tem toda razão, mas não se intimide, pegue seu longboard e desfrute sua cidade em todas as possibilidades que ela pode te oferecer, afinal, ela também é sua! Desloque-se de forma prazerosamente limpa & sustentável!


SAN FRANCISCO DAYLIFE from Oxelo Skateboards on Vimeo.


Oxelo Skateboards
Shooting in San Francisco (US) 2011
Directed by STUDIO ORES (studio-ores.com)
Feat: Patty Fung, Sophia Le, Sylvia Rivera
Musique: Anois myspace.com/anois

Video via Longskate in Paris

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Midnight Oil: "Used & Abused" (1977)


Ah! Registro iradíssimo & raríssimo de Peter Garret à frente de uma das mais engajadas & politizadas bandas da história do rock. Sinto falta do rock ativista desses caras. Atualmente, não há como negar que experimentarmos uma existência menos impactante possível, deixou de ser uma escolha idealista, para torna-se uma questão de necessidade imediata, de sobrevivência, enfim, é simplesmente uma questão de viabilizarmos nossa vida nesse planeta, nos lembrando sempre do sentido de "coexistir".
Bem, acho que já falei demais! Curtam essa sonzera que vira fácil uma super trilha pra uma session daquelas!


No final de 76 a banda enterra o antigo nome (The Farm) e adota Midnight Oil. Esse registro é de 77, praticamente o ano que a banda estreou como Midnight Oil! 

Mäki Longboards at Korduroy TV

 
"Maki Longboards are designed for surf skate, which is the modern equivalent of sidewalk surfing. (...) I don’t know of any other board that allows for such a direct translation of surfing maneuvers to land, and I hope this bridges the gap and allows surfers to enjoy a whole new level of stoke on land."
Erik Maki [Mäki Longboards]

Vale uma conferida na entrevista que saiu hoje, com o soul shaper Erik Maki, na Korduroy TV*!

Confira a entrevista aqui.

*A Korduroy é um canal independente de dissiminação das mais variadas expressões da cultura surf, através de videos, curtas, entrevistas e tals. Recomendo!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O velho Noronha ancorou na Califa!

Longboard Mäki, modelo narwhal de 35", montado em trucks Carver C7 6.5" (dianteiro de torsão)

Direto do forno, ou melhor de El Segundo, Califórnia! Esse longboard, com o bom & velho Noronha estampado, é uma parceria minha com o brother Erik Maki, soul-shaper e proprietário da californiana Mäki Longboards. Esse modelo de 35", é ideal para quem curte um noseriding estilera, bem como muito ágil pra cruzar a cidade de forma limpa, confortável e sustentável. Erik produz longboards para um ride fluído, clássico & surf style. Os shapes são produzidos em pequena escala, feitos um a um, totalmente handmade & eco-friendly.

Mais novidades em breve!

Para quem não conhece, o Mestre Noronha é um personagem que criei e que circula por esse universo vintage do surf-skateboarding. Ele é um velho marujo, ex-oficial de convés e atualmente faroleiro & longboarder, é claro! (Conheça mais sobre ele aqui).


Aloha!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jazz on Friday: The Mattson Two!

Jonathan & Jared Mattson playing 'Pleasure Point' from their last album 'Feeling Hands'. The practice space is their childhood bedroom in Cardiff, California.

Começando a sexta em alto & bom som! Impossível não se deixar levar pela sonoridade refrescante e vigorosa dos gemêos Jonathan (bateria) & Jared (guitarra/baixo) Mattson. Nascidos em meio a cultura surf e skate de San Diego, e com suas raízes no punk, os irmão seguem sua trajetória musical até chegarem a essa mistura indie de jazz, que traz uma sonoridade nova, porém com uma estética vintage, que remete muito a uma certa herança da atmosfera dos clubes de jazz de décadas atrás. Nessa jornada até aqui, os irmãos Mattson ganharam colaboradores de peso como o skatista e guitarrista Ray Barbee e o filmaker Thomas Campbell, os quais propiciaram parcerias muito interessantes. Com a direção e edição de Embry Rucker, esse registro da canção "Pleasure Point" (de seu último album: "Feeling Hands"), tem como locação o quarto de infância dos irmãos Mattson, em Cardiff, Califórnia.


THE MATTSON TWO from EMBRY RUCKER on Vimeo.


Director / DP / Edit: Embry Rucker
2nd camera: Ryan Renteria
Production Coordination: Micah Mattson

Mais informações sobre o album "Feeling Hands", no site da Galaxia Records.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Behind the Scenes with Mäki Longboards

Here's a first look at what goes on at the workshop of Maki Longboards. Follow Erik Maki as he builds hand-shaped sustainable surf skateboards in El Segundo, CA.
 
Bem, a californiana Mäki Longboards dispensa apresentações (saiba mais aqui e aqui também). Mas de qualquer forma vale conhecer de perto o cuidadoso & apaixonado trabalho do Erik, soul-shaper & proprietário da Mäki. Com vocês "Behind the Scenes with Mäki Longboards":



Behind the Scenes with Maki Longboards from Maki Longboards on Vimeo.



Rider: Jake Zylstra (Spain clips by Mike Yerobi / Almond Surfboards)
Song: Don't Give Up / The Whitest Boy Alive