quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desenhos inacabados & rabiscos imperfeitos

Mestre Noronha à vontade em seu body suit veranil!
A partir de hoje terei a cara-de-pau (!) de dividir com vocês minhas anotações ilustradas. São registros tacanhamente pessoais, desenhos cheios de arestas, malacabados, de linhas imprecisas, borradas & cruas. Sempre que mostrava meus desenhos o comentário era quase sempre algo como "Puxa que bacana! Agora só falta finalizar, né!", milrisos. Então superado esse trauma (!), descidi compartilhá-los pois descobri que o que realmente importa e me interessa é o processo em si, é expor e valorizar esse momento intersticial da criação, onde os vestígios do erro, das tentativas e possibilidades são integrados e assumidos como índices do fazer humano e de toda história que traz consigo. Assim esse incessante "work in progress" fundou, ao acaso, uma estética ruidosa, contaminada pela imperfeição e livre da impessoalidade estéril que surge do uso indiscriminado e maneirista dos recursos digitais.

Bem, os registros que postarei ocasionalmente, versam de forma muito peculiar sobre toda essa fascinante (sub)cultura tratada aqui no 60Polegadas. Para começar segue um filminho ruidoso criado a partir de alguns desenhos sobre manobras vintage, do surf dos 50/60, mas que foram esquecidas e esmaecidas pelo tempo. Interessante perceber a popularidade da estética formalmente figurativa de manobras como por exemplo, "Quasimodo" e "Coffin" e da plasticidade de um "Drop Knee Turn"!

Como companheiro nessa viagem apresento-lhes o "Mestre Noronha", um velho oficial de convés & longrider que mandará habilidosamente esse set de manobras, em seu clássico longboard de 60"!

É isso! Espero que divirtam-se tanto quanto eu me diverti rabiscando!


The Lost Maneuvers from lincoln noyori on Vimeo.

5 comentários:

  1. Show!

    esse negocio de "perfeição" é para amadores...

    tem cara que fica 10 dias finalizando e aperfeiçoando uma obra que é uma porcaria... enquato os talentosos, em 2 ou 3 rabiscos, dizem muito mais...

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Verdade! A "perfeição" é para os amadores!!!
    (Muito bom! Preciso anotar isso!! hahahaha)

    ResponderExcluir
  3. Cara, as ilustras são iradas!
    Querendo publicá-las, a PARAFINA está à disposição.
    E esse negócio de acabadas, malacabadas, inacabadas... Assim tá porreta demais! :)

    Qualquer coisa, manda e-mail - fabio@parafinamag.com.br

    ALOHA!

    ResponderExcluir
  4. Bacana Fabio! Valeu pelo apoio & pelo espaço aberto! Como fan da Parafina fico lisongeado! A gente se fala ermão!

    Mahalo!

    ResponderExcluir
  5. Cara me interessei muito pela sua arte, gostaria de fazer uma tatuagem com um de seus desenhos.. poderia criar pra mim um com Mestre Noronha surfando?? Depois de feita te mando a foto pra você publicar no seu blog.. mande para o meu e-mail.. leonel.karina02@gmail.com

    Alohaa

    ResponderExcluir