quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sew'n Sing: costurando a vida com singeleza & poesia.


sew 'n sing from sew 'n sing on Vimeo.

Sew'n Sing é um trio de talentosas garotas do País Basco. Erika, Eli e Elise dedicam-se ao belíssimo trabalho de confeccionar artesanalmente capas para surfboards, em modelos que protegem de fish, a alaias e longboards. Vendo suas capas e a forma cuidadosa, apaixonada e simples com que as produzem, foi que me dei conta de quanta coisa bonita e inspiradora perdemos por tendermos complexificar as coisas e então nos cercarmos de aparatos digitais e nos afogamos no consumo desenfreado e insaciável das novidades tecnológicas. Dessa forma acabamos quase sempre como aquela velha aranha atrapalhada e incompetente, emaranhada na sua própria teia.

Erika e Eli...

Com isso construimos um tempo de completa distração, onde o mundo surge cada vez mais impaciente, cada vez mais impessoal, massante e autocentrado, onde as pessoas tornaram-se apáticas e herméticas, completamente deslumbradas ao brilho dos monitores e terrivelmente dependentes dos aparatos tecnológicos, que cada vez mais, intermediam suas relações pessoais e experiências diárias. O homem contemporâneo pasteurizou-se. Seguro em seu reino previsível e climatizado, protegido da rasura, do desvio acidental e da vida que acontece à sua volta, esse bicho moderno não se permite mais ao estado frugal e natural das coisas e das relações. Tornou-se incapaz de ver beleza onde não haja verniz.

Fish.
Portanto foi em nome dessa suposta felicidade, conforto e comodidade que nos afastamos cada vez mais da essência de tudo o que nos cerca e infelizmente, nos distanciamos também de nossa própria essência, a ponto de não mais nos reconhecermos. É engraçado notarmos que quando chegamos em casa e está tudo quieto e tranquilo, tratamos logo de ligar a TV, o computador, o iPod e tals. Somos incapazes de repousar, mesmo que por instantes, no silêncio de nossa própria mente. Nos reconhecer intimamente incomoda. Nossa quietude interior tornou-se algo insuportável e anti-natural.

Alaia.
E é nesse cenário que o trabalho destas garotas torna-se algo realmente relevante, inquietante e único, na medida em que o imprevisto & imperfeição são assumidos e bem vindos como parte do processo de criação e é justamente aí, onde mora a exclusividade de cada peça. Com o cuidado e tempo necessários, sem pressa e nem grandes pretensões, Sew'n Sing alinhava uma beleza singela, cheia de verdade e crueza, de onde a vida transborda em linhas, cores, padrões e texturas.

Longboard.
Conhecer iniciativas como a desse trio me renova, me revigora mesmo. Isso é algo que me deixa realmente muito feliz, pois percebo que ainda há muito de humano acontecendo por aí. Ainda resistem aquelas pessoas à moda antiga, que não abrem mão de preparar sua própria comida, de acordar cedo para integrar-se ao mar, de usar guarda-chuva para encarar os dias chuvosos, de experienciar a cidade a pé (ou de long!), de cumprimentar o dono da quitanda nas manhãs de terça, de comprar livros em sebos e contar histórias para seus filhos dormirem. Essa opção por uma vida menos impactante não a torna alheia à tecnologia, ao mundo contemporâneo. Pelo contrário, justamente por conhecê-la crítica e intrínsicamente é que ela a aceita e a faz uso com sabedoria, apenas dentro de suas necessidades, nem mais, nem menos.

Talvez a saída para nossas aflições atuais, continue sendo o "caminho do meio".

3 comentários:

  1. Grande verdades,lindo texto e uma ótima iniciativa...
    é bom saber que não se é o unico a seguir essa linha de vida,de pensamento.
    Sem palavras!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Bacana ermão!

    Nestes tempos, optar por uma vida mais simples e menos impactante, é escolher avançar na contra-mão com coragem, serenidade e lucidez.

    Keep on the path. Keep a happy mind!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii!!!
    Muito original da parte delas!!
    =D

    ResponderExcluir