quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Rafael Fazano: registros pulsantes

Através do 60Polegadas, acabei conhecendo o trabalho do fotógrafo paulistano & skateboarder Rafael Fazano. Dono de um olhar bastante apurado e preciso, Fazano é capaz de extrair de um instante fugaz, toda a intensidade, beleza e força dos movimentos ali contidos. Dessa forma, esse jovem e talentoso profissional recria, a partir de um blend de habilidade técnica e muito feeling, um universo imagético poeticamente latente, onde a verdade e crueza vibrante de suas fotografias, preservam a pulsação de cada momento registrado. Contemplar suas imagens é sem dúvida um convite para compartilharmos o olhar que captura essa verve indomável, que corre também em nossas próprias veias.
 

60" ENTREVISTA
Acompanhem agora nossa conversa e curtam o ensaio com o skateboarder paulistano Vitinho Kerr, que cumpriu seu papel nessa session num ride classudo y con mucho flow!





 ______________________

 "(...) nunca mais pensei em outra coisa a não ser em expressar o que sinto em um clic" 
Rafael Fazano
_______________________

 60" Como a fotografia surgiu em sua vida?
RAFAEL FAZANO: A busca das pessoas pelo o que as faz feliz é constante, pode ser em um instante como uma paixão a primeira vista ou durar toda a vida. Alguns nascem com uma habilidade, um dom e os descobrem rapidamente. No meu caso, 22 anos de busca. Depois de tanto tempo trabalhando em agências de publicidade, buscando todos os dias uma visão criativa para os clientes, larguei tudo e decidi trabalhar em um estúdio fotográfico, onde tive toda a base técnica e incentivo de meus "mentores". Após alguns anos de trabalho resolvi caminhar sozinho, unindo minhas paixões: arte, fotografia e esportes de ação. Agora estão expostas em meu site para que todos possam sentir cada momento que só os esportes de ação podem proporcionar.


60" Como rolou esse interesse pelo registro de esportes como o surf e o skateboard?
RF: Desde pequeno, os esportes de ação, como BMX e skateboard, fizeram parte de minha vida. Com o passar dos anos, a prática deles se tornou um estilo de vida e esta paixão se uniu a minha profissão.

60" O que você busca em suas fotos?
RF: Faço fotos sempre à procura do novo, do incomum, com o intuito de transmitir às pessoas a sensação de cada momento de adrenalina e emoção, que é único nos esportes radicais. Então, nunca mais pensei em outra coisa a não ser em expressar o que sinto em um clic.


 
 60" O que é preciso para uma boa foto de ação?
RF: Força, concentração, habilidade, persistência e adrenalina.

60" Como é essa adrenalina de fotografar esses esportes?
RF: O fotógrafo e o atleta se arriscam pelo registro do momento e pelo esporte. Fotografar dentro de um mar de ressaca ou pessoas a mais de 100km/h em um skate, a centímetros de sua cabeça, é ter a cada momento um filme passando pela mente, assim como as fotos que ficam gravadas.



60" Quais os fotógrafos que te inspiram?
RF: Fotógrafos de esporte como Bob Martin, Jack English, Ricardo Ribas e os de publicidade com que trabalhei: Rodrigo Ribeiro, Thomas Susemihl e Marcelo Ribeiro, são minhas referências de qualidade, busca, identidade e perfeição.

60" Como o trabalho desses caras influenciam sua produção?
RF: Aprendi com eles que para fazer fotografia de esportes radicais é necessário vivê-lo e sentir na pele as mesmas sensações que os praticantes sentem.



60" Conte um pouco sobre esse ensaio com o rider Vitinho Kerr.
RF: Sempre tive vontade de fazer um ensaio puxado para os anos 70, mas nunca dava certo porque não encontrava um board adequado, não achava um grommet que deslizasse sobre um old school tão bem. Aí, acabei conhecendo o Vitinho Kerr, dropando uma ladeira na zona oeste de São Paulo. Na época ele só tinha loucura, fazia o drop e nem sabia parar! Nesse curto espaço de tempo (menos de 1 ano), ele evoluiu absurdamente e já tem dado trabalho para os profissionais. Boto muita fé e o apoio como posso. Enfim, juntei o Vitinho, um modelo de skate do Tony Alva emprestado por um amigo e a vontade de fazer um ensaio old school a um par de Congas (originais de 1979!) que ganhei de presente e tivemos esse resultado, que espero que todos os leitores do 60Polegadas curtam!



Para conhecerem mais um pouco do trabalho de Rafael Fazano acessem seu site oficial.

13 comentários:

  1. Iradoooo! E valeu pessoal do 60Polegadas, que faz o blog mais classic style do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog e pela matéria....e ao meu grande brother fazano! IS US.. A evolução é contínua, essa vibe contagia!!!

    ResponderExcluir
  3. Irado Parabens ae Fazano ... Mto loco memo

    ResponderExcluir
  4. Muito show as fotos! Parabens!

    ResponderExcluir
  5. éééé, esse mlk é feraa

    ResponderExcluir
  6. Tudo perfeito! Parabéns a todos pela entrevista, fotos e por esse blog que sempre acompanho.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Pô que bacana, valeu Alexandre!
    Keep riding bro!

    ResponderExcluir
  8. Iradaaaça a entrevista Lin!
    E parabéns ao Fazano pelo dom.

    Grande abraço,
    Tiago Cardoso
    www.uponboard.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Rafael! corujisse à parte, seu trabalho é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  10. aaah muleke!!! Vitinho arrepiando!!
    Belissimas fotos!!

    ResponderExcluir