sábado, 24 de julho de 2010

Cru, orgânico & único: Dan Dengler Longboards




Quando descobri o trabalho do designer & shaper americano Dan Dengler, confesso que achei que fosse mais uma dessas excentricidades, porém, após o espanto inicial resolvi pesquisar mais sobre seu trabalho e descobri o quanto seu design é sério, apurado e ambientalmente engajado. Sua assinatura é algo à parte, com a especificação do shape e da própria árvore. Shapes esculpidos em peças maciças de mais de 40 diferentes tipos de madeira. Veios, fibras, cores & texturas expostas. Assim são os shapes verdadeiramente únicos e exclusivíssimos da Dan Dengler Longboards.


Toda essa crueza e honestidade em relação ao material, me fez lembrar muito as obras dos arquitetos do Brutalismo Paulista, dos anos 60. Foi assim que ficou conhecido o estilo que concatenou toda a produção dessa geração de arquitetos, que viviam em São Paulo nos anos 60 e que adotaram um discurso e fazer na arquitetura pautados por uma estética que privilegiava a beleza da verdade dos materiais (seja concreto, terra, vidro, aço ou madeira), onde era preservava-se as marcas deixadas pelas fôrmas de madeira no concreto aparente, após sua retirada, onde era abolida toda e qualquer forma de revestimento, acabamentos, adornos e adereços. A arquitetura erguia-se em sua pureza formal, funcional e material, construindo então um repertório frugal e estéticamente despojado, livre de excessos e cheia de essência. Assim são também os shapes feitos à mão por esse longboarder e surfista americano, formado em artes plásticas e horticultura.


Essa construção do shape a partir de uma peça sólida de madeira, nos remete aos primórdios do skateboard, bem como ao do próprio surf com suas alaias & olos (Havaí) e itakas (Japão).






Como um arborista e cirurgião de árvores armado de muita sensibilidade e um olhar acurado, Dan consegue através de cortes precisos & diferenciados e ângulos não-usuais, valorizar as particularidades de cada madeira e aproveitar suas formas naturais para as mais diversas necessidades de ride. Assim, conforme Dan, não há como descrever a doce pureza e vibe que você sentirá a partir de uma única peça sólida de madeira, pois explica que cada tipo de madeira utilizada em cada shape, possui sua própria atmosfera, ressonância e vibração quando experimentadas.


"Boards that are as enjoyable to view as they are to ride... well... almost!"
Dan Dengler





Conheca mais os shapes de Dan Dengler no site oficial.








Um comentário: