quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brasil: Super 8, skateboard & diversão, nos 70



A década de 70 esconde muitas histórias, algumas passagens obscurecidas pela violência dos Anos de Chumbo e outras nem tanto. Aqui estão algumas dessas últimas que se salvaram no tempo e que valem apena serem conhecidas, lembradas & celebradas! São filmes em Super 8 que registraram, nesse período, os primórdios do skateboard no Brasil.  “Rua Maria Angélica”, no Rio de Janeiro, “Lomba da Hidráulica”, em Porto Alegre, “Alto da Afonso Pena”, em BH, “Descida do Bispo”, em Campinas, ilustram alguns dos picos da época que foram o palco desse momento histórico da descobertas de novas sensações & de novas possibilidades para experiênciar as cidades.

Os registros de Belo Horizonte, são do acervo familiar do John Ulhoa, do Pato Fu, que de quebra conta um pouco sobre o (divertido) espírito desses velhos tempos! "Tempo, tempo mano velho, falta um tanto ainda eu sei, pra você correr macio...".
(...) meu 'esqueite' era do tipo remediado. Fazia meus próprios shapes de madeirite! Que tosquera, jesuzo!"
John Ulhoa
essas cenas foram filmadas na super-8 de meu pai, acho que uma boa parte dos principais skatistas de BH dessa geração está nelas. Muitas vezes depois das sessões íamos pro apartamento onde eu morava com meus pais assistir em bando (fedido de suor) esses filminhos. 
John Ulhoa


Os filmes abaixo estão em ordem cronológica decrescente:

Campinas e Região, meados dos 70 e início de 80.







Belo Horizonte, final dos 70




Rio de Janeiro, 1974




Porto Alegre, 1973

3 comentários:

  1. Caracas que irado esse vídeo de CPS.
    Sou de Indaiatuba e a galera old na veia......

    ResponderExcluir
  2. Podicrê ermão! Se vc tiver contato com alguém que aparece no vídeo escreve pra cá: 60polegadas@gmail.com
    Valeu Rico!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este vídeo de BH. Fui "local" do alto Afonso Pena e andei com muita gente boa como os irmãos Alan, Bruce e Peter, Cabral, Jhon que ainda era o Jhoninho, Luis e outros... Era mais novo, mas me enfiava no meio das feras para aprender... Em 88 ganhei o campeonato amador no bowl da floresta (alias, projeto do Alan) e andei praticamente todos os dias ate os 34 anos, hoje aos 45 ando esporadicamente com meu filho Miguel de 5 anos.. Como dizíamos nos anos 80..... Skate or Die". Valeu

    Anderson Fretless

    ResponderExcluir