quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Surfeeling: Surf em cada polegada

Foto: André Mantese / Revista Solto.
A gaúcha Surfeeling, surgida em 1999 (inicialmente com foco no surfwear) lançou recentemente sua divisão de skates com um quiver dirigido para um público bem específico: os surfistas. Determinados em levar até as últimas consequências a experiência do surf para as ruas, os irmãos Wainer e Wagner Kesterke pensaram em cada detalhe de seus longboards. Detalhes que vão do outline dos shapes, adoção de trucks de torsão e até na fabricação de suas próprias rodas num vivo azul oceânico, que certamente provocará o imagináio de qualquer rider. 

Da esquerda para a direita: The Fish Feel 70's (32"), The Leaf (31"), The Surfer Bee (26,5") e The Rocket (32").


60" ENTREVISTA
Nessas próximas linhas, Wainer e Wagner nos revelam detalhes sobre seus longs, seus sonhos e desafios.

60" Como surgiu a divisão de skates na Surfeeling e por que a opção por um público tão dirigido?
Wainer / Wagner:
Com uma necessidade e carência que o mercado sofria na época de um produto novo, deixamos suspensa a confecção e começamos a desenvolver um skate dedicado ao surfista; Sonho antigo que tínhamos e sentíamos falta desde a nossa infância. Até então o surfista tinha que se adequar a uma modalidade de skate imaginando que estivesse surfando, então desenvolvemos um skate que pudesse transmitir a sensação do movimento do surf em qualquer lugar (ladeira, rua ou calçada).  

Cada detalhe foi planejado especialmente para os surfistas, tanto na parte visual do design dos shapes com acabamentos e logos até a parte técnica como entre eixos, rodas, rolamento de 1º linha blindagem P.U e trucks inovadores. Cada skateboard surfeeling possui uma maneira de andar específica, mas todos com a mesma sensação, a de surfar.


Hoje com a correria do dia-a-dia nem sempre podemos ir à praia todos os dias ou finais de semana, ou chegamos à praia e nos deparamos com o mar em condições ruins para o surf. Com isso, desenvolvemos 4 modelos de skate para transmitir a sensação do surf às ruas. Nada mais justo que retribuir aos criadores do skate.


60" Como vocês veem esse crescente interesse pelo surf style no asfalto?
W/W: O skate surgiu através do surf e com o tempo se tornou um esporte independente, mas há alguns anos retomou a ligação com o surf de uma forma moderna com base nas manobras executadas nas rampas. Lá fora esse segmento “surf style”, “life style” do skate já está forte há algum tempo, aqui no Brasil vem crescendo rápido como uma alternativa para os que não gostam de manobras, ou seja, usam o skate para curtir sem compromisso. A tendência é se tornar cada vez mais frequente, pois abrange diversas faixas etárias.

60" Nessa transposição do surf para as ruas, tudo é (realmente) possível, como afirmou Larry Bertlemann nos anos 70?
W/W: Isso é o que sempre buscamos. No skate, a “onda” está sempre ali esperando você surfá-la. Tentamos transmitir o máximo da sensação do surf às ruas através dos skates não só na parte estética, mas também implementando alta tecnologia. Se analisarmos uma simples árvore pode se tornar um tubo, o meio fio (cordão da calçada) pode ser o lip da onda, e uma entrada de garagem pode ser uma parede para uma boa rasgada. Basta usar a imaginação que a mesma calçada nunca vai ser igual.

60" Anteriormente vocês haviam comentado que seus shapes são fabricados fora do país. Vocês poderiam comentar mais sobre essa opção?
W/W: Não digo que foi uma opção e sim uma necessidade, pois não encontramos uma mão-de-obra qualificada e dedicada ao nosso propósito. Este trabalho é quase artesanal. O sistema da confecção do shape é o mesmo, mas com relação ao acabamento buscamos sempre melhorar. Desenvolvemos 4 modelos de shapes exclusivos com acabamento em madeira natural e com 2 camadas de verniz a base de poliuretano, o que o torna impermeável à medida que o surfista possa estar molhado quando sai da água e andar tranquilamente no seu skate Surfeeling.

Trucks de torsão Revenge.

60" A Surfeeling é importadora e distribuidora dos trucks Revenge no Brasil. Qual o diferencial desses trucks de outros trucks de torsão?
W/W: O Truck Revenge é um truck de torsão fabricado em alumínio reciclado dividido em apenas 3 partes, base, bucha, eixo. Trabalha em ângulo de 45º o que proporciona um giro completo de 360º em menos de 2,40 m, com base em um shape de tamanho 1,20 m. Não necessitam de uso de elevadores (com uso de rodas de tamanho até 73mm) como os outros trucks, pois possui um sistema limitador que não deixa as rodas morderem o shape. Graças à bucha de poliuretano de alta performance é possível deixar o truck solto que assim mesmo vão ser seguros na hora de fazer a curva, ou seja, pode fazer a curva mais acentuada que ele vai retornar a posição de origem.

Detalhe para as rodas azuis, que completam o visual numa clara alusão ao mar.
60" As rodas (65mm/78a) são da própria Surfeeling. Nos conte um pouco sobre elas e o por que optaram por produzí-las? Elas também são desenvolvidas fora do país?
W/W: As rodas também são desenvolvidas nos Estados Unidos, pois é fabricada em um poliuretano específico de alta performance importado e que não chega ao mercado nacional. Tomamos o cuidado não apenas estético das rodas, mas sim do formato e químico, desenvolvemos em conjunto com o fabricante uma fórmula própria que se moldasse ao nosso projeto. Uma roda de alta performance que não esfarela, não lasca, com alta memória, macia, silenciosa, rápida e que quando exigida de alta aderência. Por isso optamos pela própria produção. Em breve lançaremos novos formatos de rodas.

60" Há a intenção de se criar novos shapes com dimensões e outline mais voltados para o estilo do surf clássico?
W/W: Com certeza! Estamos sempre buscando desenvolver produtos novos que possam atender as necessidades do consumidor. Já temos projetos para formatos de shapes diferentes, novidades em breve!

Queremos agradecer o contato com a Surfeeling e parabenizar o blog 60 polegadas, dedicado ao surf style no skate, pelo ótimo trabalho que estão fazendo. É um prazer para nós da Surfeeling colaborar para o blog. 


Abaixo o quiver da Surfeeling e detalhes dos quatros modelos:



Para saber mais sobre os longs da surfeeling acessem o site oficial.

20 comentários:

  1. Irada a matéria! Estes skates vão dar o que falar...Aliás, já estão dando!

    ResponderExcluir
  2. Cara, manda fazer adesivos do cabeçalho do site. Vai ficar animal. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Com certeza Bruno! Já estou criando algumas coisas nesse sentido! Aguenta aí!

    ResponderExcluir
  4. Muito loco, deu vontade de voltar nos velhos tempos. Vou ver se monto um pra mim

    ResponderExcluir
  5. Pô demorô então!! Não passa vontade não meu camarada!

    ResponderExcluir
  6. deu vontade de comprar as rodinhas

    ResponderExcluir
  7. Aonde posso encontrar o truck REVENGE em Porto Alegre e qual é seu preço de mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.monstersport.com.br nesse site voce encontra as rodas e os longboard com os melhores preços da internet, comprei minhas coisas la! abrcs espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Olá!
    você poderá encontrar os Podutos Surfeeling nas melhores surf shops de Porto Alegre!
    espero ter ajudado.
    ficamos a disposição para maiores esclarecimentos.
    Um abraço.

    Surfeeling - Surf Style Skateboards

    ResponderExcluir
  9. E aí! Beleza?! Maneiríssimo esse Skate... as rodas nem se fala! Eu estava a fim de comprar um shape novo pra mim e estou em dúvida em duas marcas: Fibretec e Loaded. Alguém sabe me dizer qual é o melhor? Sou do Rio e nunca vi esse Surfeeling por aqui...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Viviane! Se eu fosse do Rio pegaria um Bossa Boards ( www.bossaboards.com ). Eles tem shapes simétricos (como os da Loaded) e pintails. Um amigo comprou um Pintail 38" e realmente tem uma super qualidade. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Po cara... Eu peguei um bossa e loaded coloquei um do lado do outro... Não tem comparação o da Loaded é muito melhor! O acabamento e material... é muito diferente! E a diferença de preço é pouca. Não compensa! Mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá Viviane!
    você conferir de perto os produtos Surfeeling na loja Homey na galeria river.
    vale a pena.
    Abraço.

    Surfeeling - Surf Style Skateboards

    ResponderExcluir
  13. Olá, moro em Aracaju-Sergipe e gostaria de um shape semi-longo. Gostei muito do surfeeling leaf, fui no site mas não achei nada falando sobre preço e encomendas. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. esse skate surfeeling eh animal. comprei um rocket de bobeira e eh surpreendente uma sensação diferente e unica. tu para de andar e nao consegue parar de pensar .

    ResponderExcluir
  15. o bagulho é mil grau !!!! vou comprar um leaf pra dar umas bandas no gasômetro aqui em Porto !!!! dalhe gurizada do sul... botando pra quebrar com essa inovação

    ResponderExcluir
  16. alguem sabe qual é a garantia dos trucks revenge?

    ResponderExcluir
  17. Como faço Pra comprar em SP ?

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe que lugar de Sampa tem o "fish and feel 70" ? Estou procurando, mas ainda não encontrei aqui no Rio de Janeiro, e como estou para ir para Sampa, vou procurar por lá.

    ResponderExcluir
  19. Brother, esses shepes aceitam os trucks Sector 9 Gullwing Sidewinder? Vlw!

    ResponderExcluir