quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A surf music crua & honesta de Los Coronas!

Los Coronas, sonido surf fronterizo!

Formada em 1991, em Malasaña, Madri,  por Fernando Pardo (guitarra), David Krahe (guitarra), Roberto Lozano "Loza" (bateria), Javier Vacas (baixo) e declaradamente inspirada e influenciada pela sonoridade primitiva do rock dos 50 e 60, Los Coronas tornou-se um dos mais conhecidos nomes da surf music instrumental espanhola. Sem abrir mão de referências mais puristas da surf music como Duane Eddy, Link Wray, Dick Dale, The Ventures e The Shadows, sua música absorve um inconfundível sabor hispânico que lhe confere um estilo peculiar.

 
Esse vídeo é animal! O guitarrista Fernando Pardo mostra um ride descompromissado, sem firulas, com "mucho flow" & surf style!

Nesse clip, os caras apresentam "Big Wave Riders", música que integra seu mais recente trabalho, "El Baile final... de Los Locos y Los Cuerdos", o qual apresentarão na 8ª edição do Amstel Surfilm Festival, em Bilbao. Disco composto por 12 canções, "El Baile final..." é uma trilha sonora para um filme imaginário, algo entre os Spaghetti Westerns e os documentários de surf de Don Brown. Dessa feita, chegaram a um resultado surpreendente ao apropriarem-se dos elementos de uma atmosfera sonora que nos remete à fronteira mexicana com os estados unidos. Suas canções tornaram-se capazes de invocar imagens e sensações que permaneciam no inconsciente coletivo  como uma lembrança esmaecida desse cinema. Assim, com sua música imagética, resgatam índices de suas primeiras incursões e deixam pistas dos rumos futuros de sua sonoridade fronteiriça.
"Una visión en la que las arenas de las playas californianas se unen a las arenas del desierto, logrando así un sonido surf fronterizo(...)"
Los Coronas

 
Aqui uma interpretação acústica de "Aguascalientes", no programa de rádio "La Jungla Sonora",  da Rádio Euskadi, em 2009.


Abaixo a discografia completa:

  • Tormenta (Animal, 1992)
  • Los Coronas (Tritone Records, 1995)
  • Gen-U-Ine Sounds (Tritone Records, 1996)
  • The Vivid Sounds Of... (El Toro Records, 2003)
  • Caliente Caliente  (Tritone Records, 2004)
  • Surfin' Tenochtitlan (Gaztelupeko Hotsak, 2006) -Edição espanhola
  • Surfin' Tenochtitlan (Isotonic Records, 2006) -Edição mexicana
  • El Baile Final... de los Locos y los Cuerdos  (Bittersweet Recordings, 2009)
Sequência de capas de 1992 a 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário