quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Surfite, Rat Fink & Ed Roth!

No post sobre o ditch da represa, em Porto Alegre, Kops comentou que nessa época (final dos 70) chamavam os skates de "surfites". Bom, não resisti e fui dar uma pesquisada e descobri que esse era o nome de uma dos Hot Rods de uma das lendas da Kustom Kulture norte-americana  Ed "Big Daddy" Roth (1932 - 2001), o pai de Rat Fink!

Ed "Big Daddy" Roth e seu mais pródigo filho, o corrosivo Rat Fink!
Rat Fink nos traços de Steve Fiorilla.

Bem, o Surfite foi um buggy concebido por Ed em 1964, tendo em vista as dificuldades de locomoção dos surfistas pelas praias californianas. Confeccionado em fibra de vidro, sobre o chassi de um Austin Mini Cooper, o Surfite apresentava um design bastante despojado, com linhas assimétricas e uma fenda em sua lateral direita, a qual acomodava perfeitamente uma surfboard da época.




Com esse apelo visual, o Surfite teve breves aparições no cinema em 1965, como no beach movie "Beach Blanket Bingo" e no filme B, "Village of the Giants", de Bert I. Gordon. O buggy de Ed foi lançado pela Revell. O kit era acompanhado por uma cabana de praia e mais duas pranchas singlefin.

Detalhe da caixa e manual do kit do Surfite da Revell.


Aqui um video do Surfite, dirigido pelo próprio Ed Roth!




E para quem se interessar fica o excelente (contra) documentário dirigido por Ron Mann, "Tales of the Rat Fink" (Canadá, 2006) sobre Ed Roth, a cena Kustom Kulture e é claro, Rat Fink!

Nenhum comentário:

Postar um comentário